domingo, 6 de junho de 2010

Crimes Modernos.


O direito através da sua ciência Jurídica busca tratar da realidade, contudo sabemos que por natureza o direito se faz conservador causando uma diferença significante entre a ordem jurídica e as transformações sociais bem como as tecnológicas. O direito deveria se aproximar da sociedade e não se distanciar criando assim uma ineficácia social. A ineficácia social se dá em algumas normas como nossa Lei seca a qual a sociedade busca estratégias para burlá-la.

Outro fator que preocupa bastante a sociedade é não apenas a falta de eficácia na aplicação como também a falta de fiscalização adequada. Os crimes modernos são praticados devido a certeza da impunibilidade do nosso sistema. No Brasil existe uma preferência em criar novas leis em detrimento a fiscalizar as já existentes. Possuímos muitas leis e poucas são levadas à sério.

Caímos então na era da internet que hoje se faz presente na educação dos nossos jovens e que é objeto de fomento daqueles que buscam a impunibilidade da rede. A internet veio para criar novos valores, idéias, ambientes, e uma nova forma de enxergar o mundo. Esse mesmo mundo de oportunidades ímpares contribui com os novos crimes à medida que, existe uma falha de segurança no próprio protocolo de internet.

Presenciamos cada veis mais crimes como pedofilia, racismo, roubo, violação da integridade da pessoa humana e vários outros crimes que são realizados através da brecha de segurança da rede. O brasil ocupa o primeiro lugar em relação a crimes praticados na internet. A maior preocupação está ligada a dificuldade de identificação e localização desses chamados "cybercriminosos".

Me parece que para combater essas práticas precisamos não somente reformular o Direito como também aplicar estratégias de controle e segurança da rede. Precisamos fazer nossas leis serem cumpridas de forma que acabe com o sentimento de impunibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário