domingo, 18 de abril de 2010

Política x Politicagem


Encontro-me cada dia mais preocupado com a falsa idéia de sinônimo entre as palavras política e politicagem. A política perde credibilidade em uma sociedade onde algumas pessoas praticam a politicagem, destarte o que difere essas duas palavras?

Entendo que a palavra política está ligada a idéia de organização social para administrar melhor as relações do ser - humano com o seu semelhante. O termo política, salvo engano, deriva da Grécia antiga e serve para denominar as ações que eram praticadas pelas relações humanas na cidade. Aristóteles dizia que o homem é um animal político por natureza e isso se concretiza na afirmação de que a partir do momento que temos dois homens vivendo em sociedade, precisamos de regras de conduta para regulamentar essas relações e fazemos uso da política na busca de um bem comum para todos os cidadãos.

Politicagem por sua vez, é o uso da política fomentando-se interesses pessoais. A politicagem se faz concreta nas “trocas de favores” que assolam a política brasileira.

Hoje temos inversões de significados tanto quando queremos nos referir à política, usando erroneamente o termo politicagem, como quando queremos nos referir à politicagem e usamos o termo política de forma equivocada.

Farei uso de um exemplo prático para definir cada palavra de forma mais didática:

Quando o governo faz acordo com partidos políticos para melhor poder governar um país, estamos diante de um ato político. Quando a troca de apoio político é dada por dinheiro, estamos diante da politicagem.

Finalizo falando o quão importante é que as pessoas se interessem pela política para que possamos cobrar nossos direitos e exigir que os nossos representantes exerçam seus cargos de forma ética.

Bertolt Brecht diria que “O pior analfabeto é o analfabeto político”.

Arnols Toynbee diria que “O maior castigo de quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam”.

5 comentários:

Raquel disse...

O que vc acha que nos podemos fazer para mudar esse quadro? vc como petista acha que o governo lula se encaixa em politica ou politicagem?

Hellmans disse...

Será mesmo? Como você bem disse, o termo política tem as suas raízes fincadas na Grécia antiga. Outro conceito recorrente da Grécia é o de cidadão, entretanto, quem são estes cidadãos? A quem esta política é direcionada? A cidadania, ainda hoje, é inacessível a grande parcela da população. O voto ("consciente"), instrumento de tamanha "bondade" e boa prática "política", é um reflexo de uma ditadura da maioria. Devemos lembrar que fazemos parte deste povo! A prática política é realmente parte das relações sociais estabelecidas por qualquer humano. Vivemos a muito tempo num mundo desacreditado por políticas INSTITUCIONAIS questionáveis e desumanizadoras. Muitos de nós viramos as costas a instituições que não nos representam e tentamos criar um microcosmo de relações sociais mais diretas. Fugindo de instituições esmagadoras e desumanizastes ( vide a ideia de burocracia weberiana) não nos vemos representados e perdemos interesse neste cosmo amplo e afastado da nossa realidade ( numa visão pragmática). Terminando o comentário de forma brusca ( afinal de contas isso deveria ser um breve comentário) Finalizo dizendo que os conceitos de política e politicagem não podem ser vistos como algo radicalmente indissociável. Eles se misturam e se confundem de tal forma na sua atuação que não identificamos os limites de um ou outro. Não sou conformista e nem acho que este fenômeno seja algo natural ou inerente, entretanto, colocar sobre os ombros da população o peso de falta de "consciência política" me parece demasiado exagero. As mudanças de atitude devem ter um caráter mais profundo. Nossas bases sociais devem ser alteradas e transformadas radicalmente. A política, ou prática organizacional de um grupamento de pessoas, devem ser calcadas nos seus reais interesses e, a meu ver, devem ganhar dimensões menores e pontuais (e porque não auto-governamentais?). Achei o texto interessante Marcos!

Marcos Vinicius Ribeiro disse...

Querida Raquel, Eu particularmente não sei TUDO o que deve ser feito para mudar esse quadro, mas sei o que não deve ser feito e encarar a politicagem como algo inerente a sociedade é uma dessas coisas. Eu como petista acredito sim no governo LULA e vale lembrar que não se trata de um governo de um homem só. Entendo que no momento existem práticas tanto políticas como praticas de politicagem, mas encaro que o governo do nosso querido presidente revolucionou o nosso país usando a Política e que alguns daqueles que fazem parte de instancias menor usam da politicagem. Entendo que o homem tem uma “queda” pela pratica de atos ilícitos, mas não os aceito. Você pode ver que a falta de ética se faz presente em algumas atitudes corriqueiras como furar o sinal de trânsito, “molhar” a mão do guarda que lhe pega dirigindo bêbado, pedir a um colega que esteja numa fila para comprar os seus ingressos e que ainda assim cobramos uma totalidade ética dos políticos que nos representam. Não justifico nem defendo tais atitudes, mas lembro que a mudança deve partir, antes de tudo, de nós mesmos.

Unknown disse...

Ele disse que esse ano ia ficar menos participativo por causa da facul...( até parece)...Meu lindo, seu dia tem qts horas hein? eu sei q não são só 24..rs...
BjuH

Unknown disse...

Muito bem colocada a definição e o exemplo de política e politicagem, da mais resumida e direta forma.
Concordo com você quando diz que "[...]importante é que as pessoas se interessem pela política para que possamos cobrar nossos direitos e exigir que os nossos representantes exerçam seus cargos de forma ética". Realmente, como podemos cobrar algo com propriedade, se não conhecemos? ou pior ainda, cobrar atitudes éticas quando na primeira oportunidade de testar a honestidade, esta é totalmente derruída porque o desejo de " sair ganhando" ou tirar proveito de uma situação é melhor do que uma consciência tranquila.Talvez seja porque, infelizmente, essas atitudes já se tornaram tão corriqueiras que nem pesem mais na consciência dos que as praticam.Lamentavelmente.

Parabéns pela iniciativa. Nosso país está necessitado de participação política efetiva, principalmente de jóvens com disposição para tal.

Postar um comentário